Vereadora Fernanda organiza reunião para tratar da regularização no condomínio dos servidores da UFRGS

Os moradores do Condomínio do Jardim dos Servidores da Ufrgs solicitaram, atarvés da vereadora Fernanda Melchionna, uma reunião na Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) para tratar da regularização da água e do esgoto na localidade. Atualmente residem na região cerca de 300 pessoas instaladas em 48 moradias. Fernanda Melchionna (PSOL),explicou que o terreno é federal e pertence à Universidade, que na década de 80 doou a área para que os seguranças da instituição habitassem e, com isso, impedissem a invasão do terreno. Além disso, a comunidade sofre com inúmeros outros problemas :”não há identificação do condomínio para quem passa na avenida, o endereço oficial não está registrado na prefeitura e o asfalto e a iluminação são precários”. De acordo Marcelo Schneider dos Santos, morador do local, o ideal seria que a Ufrgs enviasse uma autorização para que a prefeitura, através do Departamento de Água e Esgotos, possa atuar dentro do condomínio. “Precisamos urgente de uma rede de esgotos para garantir pelo menos os direitos básicos dos cidadãos que moram lá.

No entanto, o representante do Dmae, Vladimir Ortiz, disse que o departamento não possui autorização para entrar em nenhuma área particular condominial na cidade para construir redes de esgoto ou para instalar medidores de água individuais.

Para achar uma solução, foi organizado grupo de trabalho eentre DMAE, vereadores, Procuradoria Geral do Município e servidores da Universidade para debater o assunto e apresentar um proposta em 15 dias. Segundo o vereador Pedro Ruas (PSOL), devem existir adaptações legais para que questões que dificultam a convivência das comunidades sejam superadas.Também ficou agendada uma visita dos vereadores da Comissão ao local nos próximos dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *